quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Banheiro

  Tomar banho, escovar os dentes e fazer aquelas duas outras coisas que as pessoas costumam fazer no vaso diariamente (Eu não faço. Mas sei que a maioria faz.),  estão muito longe de serem as únicas utilidades de um banheiro. Aqui em casa somos 5.  E sem dúvidas esse é o cômodo mais disputado. 
  No meu banheiro,  torna-se banho,  escovam-se os dentes e eliminam-se corpos estranhos. Alguns ensaiam canto,  outros lêem,  muitos jogam no celular,  eu me maquio,  assistem a vídeos,  escutam música, estudam,  algum irmão se tranca pra se livrar de outros irmãos e eu me tranco pra me livrar de todo mundo. São incontáveis os motivos que nos levam em direção ao banheiro.
  Muitos escrevem no banheiro.  Em todos os sentidos. Tem aqueles que se inspiram enquanto fazem uso do banheiro e tem outros que se distraem escrevendo na parede e porta. Quem nunca leu num reservado da escola ou do shopping a frase mais famosa de todos os tempos que diz que "O banheiro é um lugar de solidão profunda onde a m* bate na água e a água bate na bunda"?  Cara,  Na Boa,  essa é clássica!
  E é verdade.  Solidão profunda...   Muitos usam o banheiro pra chorar.  Entram com aquela cara de que tá tudo bem,  se trancam e choram até desidratar. Se descabelam,  emitem sons estranhos enquanto se encolhem,  arrastando as costas na parede até que cheguem ao chão. Quando a reserva de água do corpo se esgota em lágrimas, a pessoa levanta,  respira fundo,  se olha no espelho e constata que está arrasada. Então ela lava o rosto,  penteia os cabelos,  mulheres retocam a maquiagem (fazendo uso abusivo do corretivo,  pra esconder o nariz vermelho e as olheiras) e sai, como se nada tivesse acontecido.
  O banheiro é mágico! É uma dimensão onde o tempo estaciona.  É um lugar que induz ao perdão. Sim!  Você se atrasou pra escola,  pro trabalho, experimenta dizer que precisou usar o banheiro bem na hora de sair de casa e veja se não será perdoado imediatamente. É mesmo mágico. Calma aí...
  -Que foi, meu filho?  Ãh? Tô sim,  Tô viva, meu amor, pq? Jura? Tem 3 horas e meia que eu tô aqui?  Vc tá atrasado?  A hora do almoço já passou?  Perdeu a primeira aula!  Caramba...  Calma aí, já tô saindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário